Pílulas de governança: Esperar o mercado melhorar vs
Se preparar para quando o mercado melhorar
Esse é um dilema legítimo que aflige as noites de insônias de muitos empresários: não investir, não contratar, não inovar, enquanto o mercado estiver andando de lado, versus, investir para ficar bem posicionado quando o mercado estiver bom.
Boa parte das vezes esse dilema é acentuado em razão das incertezas que se têm para qual lado o mercado vai. Se vai crescer, quanto vai crescer, quando vai subir, qual o segmento vai se alavancar. Em outras palavras, como adivinhar o movimento do mercado no futuro?
No mundo corporativo, não se trata de adivinhação, mas de históricos, de tendências, de inovações radicais que criam rupturas, de novos contextos políticos, e diversas outras variáveis que criam as condições de contorno que levam o futuro do mercado para uma determinada situação.
Um dos principais objetivos de se ter uma governança corporativa implantada, com seu respectivo Conselho, é justamente fazer esse tipo de análise e ajudar o empresário a olhar o futuro.
Como diz, a Conselheira Maria Hallack, em várias reuniões de Conselho do Programa Conselho Veríssimo “o papel do Conselho é olhar o futuro, o oceano azul, como a empresa estará daqui a cinco anos? Quem serão os nossos clientes? Quem serão os nossos fornecedores?”
Veja uma abordagem da Conselheira, em uma de nossas reuniões de Conselho.
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