O Conselho Veríssimo trabalha para democratizar a forma de gestão das grandes empresas, tornando-a acessível para empresas de menor porte. Basicamente, o programa é dividido em duas fases, que duram 12 meses.

A primeira delas está focada na governança corporativa e tem o objetivo de organizar a gestão e os números da empresa e prepará-la para a segunda etapa do projeto: a implantação propriamente dita do Conselho de Administração. A instalação desse Conselho é feita com conselheiros externos, profissionais experientes e cedidos pelo próprio programa, e com a participação do proprietário do negócio. É isso que permite adequar a proposta, tão comum em grandes companhias, à realidade das pequenas e médias empresas.

Ao longo de todo o programa, o empresário também tem acesso a uma plataforma online, desenvolvida exclusivamente para receber os números da empresa (receitas, despesas, lucros, estoque, etc) e, com isso, facilitar o acompanhamento da movimentação financeira e a evolução do negócio.

A principal diferença entre uma grande empresa e uma pequena ou média empresa é apenas o seu grau de complexidade. Fora isso, as atribuições e as premissas de gestão são as mesmas. Independente do porte que tenha, o negócio precisa contar com três macro funções para que possa dar certo: investimento, operação e administração. O sucesso do empreendimento está diretamente relacionado à boa gestão destas funções.

Naqueles casos em que o empreendedor trabalha muito e, ainda assim, não consegue ver a cor do dinheiro, a explicação pode estar justamente na ausência de alguns métodos e procedimentos gerenciais. E a inexistência de um Conselho de Administração colabora para isso. Afinal, duas das macro funções fundamentais da empresa costumam estar esquecidas e ficam inoperantes: o investidor e o empresário.

Assim, quando uma pequena empresa implanta um Conselho de Administração, esses dois papéis muito presentes na grande empresa, mas completamente esquecidos nas menores, são resgatados. Isso ajuda a explicar porque alguns resultados aparecem de forma tão repentina e impactante.

Ao alinhar a estratégia, focar em resultados e performar suas receitas, algumas empresas dobram o faturamento e outras aumentam seus lucros em mais de 20%. Outras, ainda, conseguem apresentar resultados melhores em praticamente todas as áreas.

O programa Conselho Veríssimo, portanto, é ideal para aqueles negócios que querem se profissionalizar e crescer com todas as condições de uma grande empresa, mas dentro da realidade onde está inserida.

A governança corporativa é a primeira etapa do programa. Ela tem duração de 20 horas, que corresponde a quatro meses de trabalho, período no qual o empresário é atendido por consultores reconhecidos no mercado e de diferentes perfis. As reuniões são semanais, com duração de uma a duas horas, em que o empreendedor é educado para trabalhar a gestão da empresa sob o ponto de vista do investidor (que é aquele que coloca dinheiro na empresa) e outros stakeholders. Os consultores também o ajudam a inserir os números na plataforma do programa, a interpretá-los da forma mais adequada, e a organizar a gestão da empresa como um todo, criando uma cultura de orçamento por trimestre fiscal e definindo papéis e responsabilidades mais específicas.

É comum, já ao fim desta primeira fase, os participantes do programa já manifestarem, de forma espontânea, que finalmente sentem estar, de fato, com a empresa na mão.

Depois da governança corporativa vem a segunda fase do programa, que é a implantação propriamente dita do Conselho de Administração na empresa. É, portanto, uma etapa mais prática.

Ao longo de oito meses, o empresário tem reuniões mensais com conselheiros experientes, que já estiveram à frente de diferentes empresas e que são cedidos pelo programa. Eles passam a auxiliá-lo na estratégia interna do negócio a partir de uma análise profunda do demonstrativo de resultados de cada mês, avaliando o comportamento dos números e outros indicadores do balanço financeiro.

Assim, para melhorar a performance e resolver os gargalos, eles lançam orientações baseadas em três diretrizes por mês: recomendam o que deve ser feito, apontam por que deve ser feito e determinam até quando deve ser feito.

Cada reunião tem duração de uma hora e 15 minutos e é totalmente online.

Sim. A implantação do Conselho de Administração não é uma corrida de 100 metros. Ela está mais para uma maratona, em que, ao longo dos meses, todos os temas importantes da empresa são contemplados. Em geral, o primeiro tema das reuniões envolve a análise dos indicadores de resultados, a partir dos quais todas as dores da empresa são abordadas.

O método Conselho Veríssimo está há mais de cinco anos no mercado, operando desde sempre pela internet e sempre com muito êxito. Desde então, agregou clientes no Brasil inteiro, muitos que estão conosco há bastante tempo. Tudo isso nos qualifica a dizer que, sim, é possível não só permear os assuntos mais sensíveis da empresa como trabalhar diretamente nesse foco.

Os conselheiros que trabalham com o método Veríssimo possuem experiências em diversos segmentos da economia, como distribuição/atacado, varejo, franquias, transporte de carga, construção civil, tecnologia e outros. Se a sua empresa faz parte de um nicho muito específico, por exemplo, os conselheiros podem até não entender DO negócio logo de imediato. Mas eles entendem DE negócios. Por isso, ao longo do tempo, o trabalho será cada vez mais assertivo a essas particularidades.

Não, não é necessário contratar mais gente. Você mesmo e a equipe que você já possui serão orientados e treinados para organizar os números na plataforma e trabalhar de encontro ao que eles mostram.

A implantação de Conselhos de Administração nunca foi algo barato, porque sempre esteve voltada para grandes empresas. A proposta do método Veríssimo, no entanto, já nasceu focada na realidade das pequenas e médias empresas, apresentando preço justo e uma solução inovadora e sob medida. A mensalidade também é fixa e, portanto, não irá causar surpresas ao empreendedor.

A plataforma é primordial para a consultoria oferecida pelo Conselho Veríssimo. Ela cumpre um papel muito básico para a gestão de uma empresa: reunir os números todos em um só lugar, evitando que estejam espalhados por vários sistemas ou planilhas, por exemplo. Esses dados também são divididos por cores que ajudam a identificar onde a empresa está acertando e onde estão os gargalos.

Mas, mais do que isso, a plataforma foi desenvolvida de forma exclusiva e muito específica para auxiliar na gestão do negócio: a partir dos olhos de um investidor. O investidor, por exemplo, não se interessa por uma quantidade imensa de números. Ele só precisa de pistas que sejam suficientes para indicar a real situação financeira da empresa. Os indicadores capazes de dar essas pistas foram levantados e desenvolvidos ao longo do tempo pelo nosso time, resultando na estrutura da plataforma. Assim, quando o empresário começa a pensar com olhos de investidor, a forma de cuidar da estratégia da empresa também muda.

A confidencialidade é garantida ao longo de todo o nosso programa. Não só por meio dos dados disponibilizados na plataforma, como também por meio de cláusula expressa em contrato.

Na primeira fase do programa, a de governança corporativa, os lançamentos são manuais e muito fáceis de serem lançados. Depois, os lançamentos já podem ser feitos de forma automática, já com os olhos de investidor.

Quando o programa termina, passados 12 meses, o empresário possui três opções: encerrar o contrato (o que pode ser feito até antes desse período), renovar o contrato para manter o Conselho de Administração ativo, ou manter apenas o acesso à plataforma, para continuar visualizando os dados. A escolha é exclusivamente do empresário e, em nenhuma das opções, eles sairá prejudicado.