Já começo respondendo o título: Conselho de Administração não é exclusividade de grandes empresas.
Muitas pequenas e médias empresas – e, inclusive, startups – também vêm adotando modelos de Conselho de Administração sem gastar tanto e, com isso, conseguindo obter resultados muito acima do esperado. Algumas chegaram a dobrar o faturamento. Outras aumentaram seus lucros em mais de 20%. Outras, ainda, ao sentir os reflexos da governança, conseguiram ter resultados impactados em praticamente todas as áreas do empreendimento.
Por que isso acontece?
É o que vamos entender neste post.
Atenção para os três personagens da vida empresarial
Quando uma empresa é criada, três personagens passam a fazer parte dela: o empresário, o empreendedor e o investidor.
O empresário é aquele que administra o negócio e trabalha para garantir excelentes resultados empresariais, da receita ao lucro. O empreendedor, por sua vez, é aquele que bota a mão na massa e toca a operação no dia a dia. E o investidor é aquele que faz um investimento no negócio. Ele espera, portanto, alcançar bons retornos nesse investimento, de preferência o mais rápido possível.
Estes três personagens devem estar bem vivos e atuantes na mente daquele que abre um novo negócio, independente do tamanho que ele tenha. Isso porque eles estão vinculados a três macro funções que movem qualquer empresa: a administração, a operação e o investimento. A administração, claro, é atribuição do empresário. A operação, por sua vez, é papel do empreendedor. E o investimento é função do investidor. Nenhuma empresa vive sem esses personagens, nem sem essas macro funções.
No entanto, não é o que acontece na realidade. Na correria do dia a dia, o que se agiganta é a figura do empreendedor, fazendo com que os demais fiquem sufocados e completamente esquecidos.
A consequência é o que advém disso: o grande risco do negócio começar a sair dos trilhos. Essa realidade, no entanto, pode mudar de uma forma mais simples do que se imagina: com a implantação de um Conselho de Administração.
A implantação do Conselho de Administração em uma pequena ou média empresa
Em primeiro lugar, é importante dar um alerta: esqueça tudo que você sabe sobre um Conselho de Administração. Afinal, por algum motivo, a ideia dos conselhos de administração passou a estar vinculada só à dinãmica das grandes empresas ou multinacionais, que não só possuem mais dinheiro como também mais estrutura para focar neste tipo de investimento.
Mas essa não é mais a realidade.
Implantar um Conselho de Administração em uma pequena ou média empresa não precisa de um investimento muito alto e pode gerar retornos que escalam o negócio de forma mais rápida e impactante. Afinal, contar com esta estrutura é suficiente para resgatar os dois outros papéis que estão presentes na grande empresa mas ficaram completamente esquecidos nas pequenas: o investidor e o empresário.
Veja bem.
Na grande empresa, a figura do empresário é equivalente ao presidente. O empreendedor é representado pelos empregados, que são os intra-empreendedores. E o investidor e seus interesses são representados por meio de um Conselho de Administração. Ou seja: cabe para todo mundo, porque todo mundo precisa dessa estrutura para sobreviver.
O Conselho de Administração é necessário pela própria dinâmica empresarial. E o que muda entre uma grande e uma pequena empresa não são suas macro funções mas, sim, o seu grau de complexidade. A sua inexistência faz aquilo que muito empreendedor já conhece: o trabalho duro sem retorno financeiro.
Por isso, é importante que todos os empreendedores, independente do tamanho da empresa, pense grande e considere a implantação de um Conselho de Administração em seu negócio. Entre em contato que podemos te ajudar nesse processo!