Excesso de Confiança
Desde sempre se diz que a característica mais importante do Empreendedor é a autoconfiança! A coragem de avançar em terrenos desconhecidos, de inovar, de tentar o impossível, de fazer uma empresa do zero, sem capital, sem recursos, etc, e…dessa maneira, aos olhos de muitos, nasce o herói.
Ao mesmo tempo que o empreendedorismo é um fator impulsionador da economia, o excesso de confiança, combinado com a solidão empresarial, é uma causa importante da quebra empresarial.
Em nossa cultura, se fala muito do Empreendedor, mas se fala pouco do Empresário.
Esses, são os empreendedores que, lá pelas tantas, criam a consciência de que sozinhos, não vão sobreviver, se expandir e consolidar de forma sustentável o seu empreendimento.
Esses têm a sabedoria de buscar ajuda.
Modernamente, a forma de contrabalançar a força excessiva do Empreendedor, refletida em seu excesso de confiança, se chama governança. O Conselho, que faz parte da governança, ajuda o empresário a evitar o salto no vazio, e assim evitar que o herói fique pelo caminho.
Veja, nesse vídeo, em uma das reuniões do Programa Conselho Veríssimo, a abordagem da Conselheira Maria Hallack, sobre o excesso de confiança no mundo empresarial.