Sexta, dia de velocidade mínima e criatividade máxima
Estoque
Era uma vez, um autor que cunhou a seguinte frase: “nada acontece numa empresa, antes que uma venda ocorra”. O autor estava certo? O que ele queria dizer com isso?
Evidente, que o autor queria chamar a atenção para a importância das vendas e do setor comercial. Em tempos “bicudos”, de desaceleração econômica, como os atuais, essa frase, continua de suma importância. Então, o empresário (notadamente) com estilo “mão na massa”, sai acelerado em busca de vendas. Isso é legítimo? Certamente, que é.
Mas, o empresário com “olhos de investidor” sabe que é preciso também olhar para o outro lado da rua. E, o que isso significa? Significa que a supremacia da venda, pode levar ao aumento da inadimplência; que a supremacia do comercial sobre o financeiro pode levar a prazos de recebimentos maiores que prazos de pagamentos; que a venda a todo custo, pode levar a um estoque muito maior do que é preciso. Esse “outro lado da rua”, pode quebrar a empresa, pois suga todo o capital de giro e o capital de reinvestimentos.
Por isso, como hoje é “Sexta, dia de velocidade mínima e criatividade máxima”, vamos eleger o tema estoque, para apreciação. Como você, que é cliente do Programa Conselho Veríssimo, já sabe, reúna de quatro a seis pessoas e durante 1h30min, estresse criativamente esse assunto. Eis algumas perguntas para ajudá-lo, a conduzir a reunião:
- O tamanho de nosso estoque é adequado?
- Temos estoque para quantos dias? 60 dias? Quantos dias é o ideal? 45 dias?
- Temos um excelente sistema de controle do estoque?
- Qual é o percentual do estoque do tipo A? E do tipo B? E do tipo C? Esses percentuais estão adequados?
- Quanto de dinheiro temos parado hoje em estoque do tipo C? Temos como “desovar”, sem afetar as nossas vendas normais? Que outros canais podemos utilizar para promover o estoque parado?
- O setor de compras está integrado com o setor de vendas e com o setor financeiro?
- O setor de compras está centralizado num único gestor? A decisão final de compras é aprovada pelo Presidente da empresa, ou por um Diretor?
- E, afinal, quem cunhou a frase “Numa empresa, nada acontece antes que…
- Outras questões…
Você já sabe, conclua a reunião com um plano 5W1H, para que todo mundo saiba o que fazer, certo?
Agora, se por um lado, é verdade, que “nada acontece numa empresa, antes que uma venda ocorra”, por outro lado, a realidade nua e crua é que “quando o dinheiro acaba, a empresa desaparece.”
Portanto, o lema do empresário com “olhos de investidor”, é: vendas, sim, mas, com organização e lucro!
Se você (que ainda não é cliente do Programa Conselho Veríssimo) quiser saber mais sobre gestão “com olhos de investidor (simples e com resultados)“, teremos o maior prazer em ajudá-lo. Estamos selecionando empresas para um novo grupo de quatro a seis empresas. Se tiver interesse responda “Sim, Select” para esse WhatsApp.