Sexta, dia de velocidade mínima e criatividade máxima
Margem de contribuição
As empresas grandes só falam de juros alto, crédito caro, fazer caixa, reduzir inadimplência, e por aí vai, pois o momento é de incertezas. Mas, convenhamos, o mundo dos negócios sempre foi feito de incertezas. Às vezes se tem instabilidades menores, outras, instabilidades maiores. Esse, é o caso atual. E as médias e pequenas empresas não são afetadas por esse cenário? Evidentemente, que são.
Por isso, agora é uma boa hora do empresário com estilo “mão na massa”, parar a correria e se transformar no empresário “com olhos de investidor”.
Para isso, criamos a *Sexta, dia de velocidade mínima e criatividade máxima*.
Nesse dia, você elege um indicador de resultados para analisar, como se um investidor externo fosse visitar sua empresa, e você tivesse que prestar contas a ele. Por exemplo: crescimento, margem, custos, dívidas, reservas, etc.
Reúne de quatro a seis colaboradores que possam contribuir criativamente para melhorar o desempenho de um desses indicadores, e durante 1h30min, aprofundam e descobrem abordagens e processos novos de melhorias.
Hoje elegemos o indicador margem de contribuição. Eis algumas provocações próprias para esse indicador:
- Tem espaço para aumentar preço em alguma linha de produto/serviço?
- A nossa carteira de produtos versus a nossa carteira de clientes pode ser otimizada para favorecer a margem?
- O regime tributário favorece a margem? Podemos trocar de regime?
- Tem alguma lei de incentivo que podemos usar? Conhecemos todas as leis de incentivo que afetam as nossas praças comerciais?
- A comissão de vendas é igual para todos os produtos?
- Podemos ter comissões maiores para produtos com maiores margens?
- A equipe de vendas está treinada para sempre oferecer produtos com maior valor agregado?
- Tem canais de vendas com menor custo e que está subutilizado? Conhecemos os mais modernos canais de vendas?
- Outros
Você fecha a reunião com um plano de ação do tipo 5w1h, e assim, está pronto para apresentar o resultado, e um plano de melhorias para o “investidor externo”.
Com a adoção dessa prática de “Sexta, dia de velocidade mínima e criatividade máxima”, você vai evoluir de empresário com estilo “mão na massa”, para empresário “com olhos de investidor”.
Se você tiver dificuldades com essa implantação, nós podemos ajudar. Para isso, estamos criando um novo grupo de 4 a 6 empresas para iniciar em breve. Experimente!