Máquina de calcular LUCRO!
Calcular o lucro de uma empresa, convenhamos, não é uma tarefa trivial. Mas, também, não é nada colossal.
Toda empresa, em seu primeiro dia do mês começa com “dívida”: o seu custo fixo (aluguel, folha de pagamento, luz, água, telefone, Internet, etc). À medida em que as vendas acontecem, um dia após o outro, o dinheiro vai entrando e chega um dia do mês que se tem o suficiente para pagar a total do custo fixo. Nesse dia, você sabe que deixou de ter prejuízo e empatou a receita com as despesas. Tecnicamente, se diz que a empresa alcançou o ponto de equilíbrio. Desse dia em diante, até o final do mês, são os dias que você tem para lucrar. Simples, não é mesmo? A menos, claro, do esforço que se tem para fazer todos os registros (números) da operação e, naturalmente, fazer o cálculo do lucro.
As grandes empresas têm sistemas complexos e sofisticados que fazem isso automaticamente. As pequenas, fazem (ou poderiam fazer) com planilhas de Excel. Mas, em ambos os casos, é exigido tempo e esforço para fazer acontecer o cálculo do lucro.
Para uma mente empreendedora, sempre que é necessário um esforço para se fazer algo, intuitivamente e automaticamente, é feito um cálculo da relação entre o esforço e o benefício. Se o benefício valer a pena, o esforço é realizado.
Vamos começar pelo benefício.
Parece óbvio para todo empresário a importância de saber o lucro de sua empresa. Mas, como deduzido do livro Óbvio Adams, nem sempre o óbvio é percebido. Muitas vezes têm que ser apontado e explicitado. Então vamos fazer isso. Benefícios de saber o lucro da empresa:
– Com lucro o dinheiro retorna para o investidor– Lucro robusto, gera caixa para a empresa se expandir e se perpetuar– Mais lucro, mais benefícios para o empresário e seus colaboradores– Sem lucro, sem benefícios, sem caixa, sem expansão– Sem lucro, em mais tempo ou menos tempo, a empresa quebra
Como é fácil perceber, esses itens, mais que benefícios, são vitais para a sobrevivência e longevidade das empresas. Se são vitais, parece óbvio, a importância de acompanhar o lucro, diariamente, ao invés de mensalmente, como faz a maioria. Então, uma vez mais vamos beber da fonte do Óbvio Adams e lembrar das vantagens de verificar o lucro diariamente:
– Se pode saber, o quanto ainda é preciso faturar para se alcançar o ponto de equilíbrio– Quantos dia se tem para o alcance do ponto de equilíbrio– Após alcançado o ponto de equilíbrio, quantos dias sobraram para lucrar– Após alcançado o ponto de equilíbrio, qual é o meu percentual de lucro
E, mais: o lucro é o elo que liga a estratégia com o operacional. Se a empresa investiu e desenvolveu uma estratégia de marketing, ou comercial, ou de preços, ou o que for, e não está dando lucro, significa que a estratégia ou as estratégias, simplesmente, não funcionaram.
Nesse caso, o diretor/gerente comercial tem que mostrar para a equipe de vendas, o quanto precisa faturar e quantos dias úteis tem disponíveis para atingir a primeira meta de vendas que toda empresa tem que ter: alcançar o ponto de equilíbrio.
Neste caso, o time comercial pode fazer ações do tipo abaixo, para salvar o mês, antes que o mês acabe:
– Promoções– Descontos– Combos– Mais telefonemas para os clientes– Mais visitas– Etc
E quanto aos esforços?
Bem, os sistemas mais sofisticados são caros e complexos de operar (em sua maioria), sendo mais apropriados para grandes empresas. E, as soluções de Excel, são proprietárias, exigem esforços de desenvolvimento e de um especialista “planilheiro”, além de lembrar de alimentar os dados, diariamente, o que implica, cedo ou tarde, o abandono da solução.
Felizmente, os clientes da Plataforma de Governança e Lucro, Conselho Veríssimo, contam com uma máquina calculadora de lucro. Super simples, com um mínimo de esforço (apenas dois lançamentos diários, automatizados), têm todos os benefícios acima descritos, do acompanhamento diário do lucro!
Se você já é cliente da Plataforma Conselho Veríssimo, sabe do valor estratégico e operacional da “calculadora de lucro”.
Se você ainda não é, saiba que ela é própria para calcular o lucro de uma única unidade, ou de filiais, ou de cada franqueada e lojas.
Agora, se você tem uma mente empreendedora, como é esperado que tenha, saiba que a relação benefícios vs esforços, é extremamente vantajosa.
Então, dê vazão ao seu empreendedorismo, e descubra mais sobre a “máquina de calcular lucro”, para implantar em sua empresa, rede ou associação.