Vou mostrar a você a diferença entre Dono da Empresa e Presidente e como isso impacta nos resultados.
Quando a pessoa é dona de uma pequena ou média empresa, ela é dona absoluta da mesma. É Dona absoluta, porque ela é, ao mesmo tempo, o investidor e o empreendedor. Por isso ela não precisa prestar contas de suas ações e de seus resultados para ninguém. Ela não tem um investidor ou um Conselho de Administração ao qual deva dar satisfações. E isso, normalmente, não leva às boas práticas de gestão. O que significa resultados, muito aquém do potencial.
Agora, responda-me, por que o empreendedor, que não precisa prestar contas para ninguém, não adota boas práticas de gestão? A resposta é muito simples e sei que você vai se identificar com ela. O empreendedor, NÃO GOSTA, e eu vou repetir isso NÃO GOSTA, de ficar preso à procedimentos. E boas práticas de gestão é feita de procedimentos. Como, por exemplo, registrar cada venda efetuada. Cada despesa realizada. Quantos clientes entraram na loja, e desses quantos efetivamente compraram. Ele NÃO GOSTA de registrar os números. Gosta menos ainda de analisar esses números.
Por outro lado, ele GOSTA, e eu vou repetir isso também, ele GOSTA, de meter a mão na massa. Ele é um apaixonado pela operação. Se ele abriu uma fábrica de robôs, porque é um físico e pesquisador de tecnologia de informação, ele vai dedicar a maior parte do seu tempo desenvolvendo software. Se tem uma Indústria, vai se concentrar na produção. Se tem uma loja, vai ficar a maior parte do tempo no balcão, pois é isso que GOSTA de fazer. Em todos esses casos, a gestão da empresa vai ficar abandonada, o que, normalmente, é desastroso para os resultados do empreendimento.
Agora, quando a pessoa não é Dona da empresa, mas tem a responsabilidade de administrá-la, como é o caso de Presidentes de empresas, não importa se ele GOSTA ou não GOSTA de fazer isto ou aquilo. Ele PRECISA, e eu vou repetir isso também, ele PRECISA fazer tudo o que é necessário para alcançar os melhores resultados. Caso contrário, será demitido.
Veja você, que é uma questão muito simples. Trata-se de gostar ou não gostar, versus, precisar ou não precisar.
O Dono da Empresa, se dá ao luxo, de não fazer algo, simplesmente, porque não gosta fazer ‘Aquilo’. Mesmo que ‘aquilo’ tenha que ser feito. Como, por exemplo, registrar o dia-a-dia da operação. E se dá ao luxo de fazer ‘Aquilo outro’, porque ama fazer ‘Aquilo outro’. Mesmo que ‘Aquilo outro’ possa ser delegado para ser feito por sua equipe. Como, por exemplo, tocar a operação. Presidentes, não têm esse luxo.
E a diferença nos resultados quando só se faz ‘aquilo’, que se gosta, em detrimento de se fazer ‘aquilo outro’ que é preciso, é dramática.
E você sabia que, mesmo sendo proprietário de uma pequena ou média empresa você pode evoluir do papel de Dono da Empresa ao papel de PRESIDENTE? E sua empresa lucrar muito mais?
Mas para isso acontecer não basta escrever CEO ou PRESIDENTE no seu cartão de visitas. Talvez você não saiba, mas existe um Método Comprovado para fazer essa evolução e impactar nos resultados. Um método que transformou dezenas de empresas tornando-as altamente lucrativas.
Você vai saber mais nos próximos artigos.
Pense grande: Pense em evoluir para tornar-se Presidente de sua própria empresa!
1 comentário