Assuma o papel de líder da empresa e reserve tempo para um plano estratégico de investimentos
Se você é um empreendedor apaixonado pelo jogo dos negócios, alguém que prefere estar imerso no cotidiano operacional de sua empresa, é provável que mal encontre tempo para considerar assuntos como investimentos. Pelo menos, esse é o cenário comum entre a maioria dos empresários brasileiros.
No entanto, ao incorporar o papel de Presidente, conforme temos defendido em nossa coluna, você tem a capacidade e a responsabilidade de pensar como os líderes de grandes empresas, que precisam entregar resultados excepcionais para satisfazer seus acionistas.
Faço-lhe uma pergunta para fornecer uma referência sobre o pensamento de um presidente de equipe ou de um jogador de futebol: Se, neste exato momento, você tivesse acesso a um montante de 1 milhão de reais para investir em sua empresa, em que áreas concentraria esses recursos?
É provável que um empreendedor que dedica 99% do seu tempo às operações diárias não tenha uma resposta imediata para essa pergunta. Por outro lado, um verdadeiro presidente certamente já possui um plano de investimentos bem definido.
Esse plano de investimentos deve estar alinhado com a situação atual da empresa e, mais crucialmente, com a LINHA DE CHEGADA estabelecida, ou seja, com a visão de crescimento e futuro que você aspira alcançar.
Após esses alinhamentos e considerando a situação específica da sua empresa, é possível decidir entre investimentos de curto ou longo prazo. As opções são diversas, desde investir em tecnologia para reduzir custos operacionais até aprimorar a equipe de vendas para impulsionar o faturamento.
Você pode concentrar esforços em mídia digital para fortalecer o relacionamento com os clientes, implementar sistemas de gestão para aprimorar o controle operacional, ou investir em publicidade para aprimorar a imagem de sua marca, entre outras opções.
A análise da situação atual da empresa pode indicar a necessidade de investir na contenção de dívidas, expandir para novos mercados, buscar parcerias ou até mesmo explorar o modelo de franquias.
É válido considerar investir em inovações de processos para aumentar a eficiência operacional, bem como inovar no design para tornar seus produtos mais simples, funcionais e atraentes. Ao observar a situação atual, é possível direcionar investimentos para aumentar o lucro bruto médio, focalizando produtos de maior valor agregado.
É crucial compreender, tal como um presidente de empresas, que a capacidade de realizar investimentos com recursos próprios está vinculada à existência de uma reserva financeira acumulada. Essa reserva só é possível com um fluxo de caixa positivo e uma operação rentável.
Perceba que há uma relação virtuosa entre lucro, fluxo de caixa, retorno do investimento, reserva financeira e investimentos, e, consequentemente, com a competitividade da sua empresa. É a partir dessa situação favorável que um verdadeiro presidente sente a necessidade de elaborar um Plano de Investimento para manter a empresa competitiva e promover sua expansão contínua.
Usando a metáfora do jogador de futebol e do presidente de equipe, quando o empresário se limita a jogar bola, ou seja, concentra-se exclusivamente nas operações, tem dificuldade em enxergar o ciclo virtuoso mencionado anteriormente.
Aproveite a oportunidade de ser leitor assíduo da nossa coluna e experimente assumir o papel de presidente, como temos destacado repetidamente aqui. Avalie a situação atual da sua empresa, que representa a LINHA DE PARTIDA, e visualize os resultados que deseja alcançar no final do ano, sua LINHA DE CHEGADA, com os olhos de um presidente. Elabore seu Plano de Investimento com grandeza de pensamento.
Pense como um verdadeiro presidente, pense Grande!