Texto encaminhado pelo Conselheiro Juarez Leão, diretamente da NRF 2023, o maior evento de varejo do mundo
Painel com Paige Thomas, CEO da Saks Off 5th (outlet omnicanal da rede varejista de lojas de departamento de luxo) e Melissa Repko, Repórter de Consumo e Varejo da CNBC
- Macroeconomia, inflação e consumidores com menos recursos abrem espaço para uma nova equação de valor: bons produtos a preços mais acessíveis;
- Foco absoluto no estudo dos dados para compreender melhor os comportamentos de um consumidor mais frugal e muito conhecedor de tecnologia;
- Momento exige uma gestão conservadora, voltada para a saúde do caixa e para entender o momento mais restrito do consumidor;
- Mercado de Off-Price, até pela pressão das lojas de desconto tem de aprimorar o grau de sensibilidade dos consumidores a preços;
- O sortimento e as ofertas dependem profundamente da interpretação dos dados. A rede varejista precisa ajustar oferta à demanda, ou seja às expectativas dos consumidores;
- Analytics é componente essencial da execução. Empresas focadas no consumidor não podem abrir mão de entender e antecipar expectativas e demandas;
- Varejistas devem acreditar na tecnologia como forma de facilitar conexões com os consumidores, é necessário pensar obsessivamente em como engajar consumidores continuamente, para buscar recorrência contínua e não ocasional. Personalização é a chave desse engajamento, dentro da estratégia orientada à experiência omnicanal, eliminando todos os pontos de fricção possíveis existentes na jornada do cliente;
- Impossível pensar em crescimento negando a relevância do CX no negócio;;
- Fato marcante: Saks Off 5th não tina app até 2020. Foi-o literalmente atropelada pela pandemia. A digitalização omnicanal aconteceu na marra, pela dor.