Você, que abriu sua empresa e está trabalhando dez horas por dia para fazê-la crescer, sabe que existe um método de gestão para criar o seu futuro?
Vem comigo que, em poucas linhas, vou mostrar o passo inicial que você deve dar para criar um futuro glorioso para você e sua empresa. O método de gestão chama-se Método do Presidente. Na sequência você vai entender o porquê desse nome!
Eu quero que você imagine, por alguns instantes que, ao invés de ter investido na abertura de uma empresa, tivesse optado por seguir uma carreira política.
O que faria então? Previsivelmente se candidataria a vereador de seu município. Sendo exitoso, você venceria as eleições. Vamos memorizar esse importante evento inicial.
E o que o vereador faz após ser eleito? Começa a trabalhar, trabalhar, e trabalhar como faria se fosse empresário. Mas, neste caso, algo extraordinário acontece. O vereador daqui a quatro anos tem que passar por outro evento: novas eleições. Pode se candidatar a reeleição ou a prefeito. Mas, é um evento previamente estabelecido, que ele não pode mudar. Se quiser continuar na carreira política, tem que se candidatar.
E aí algo acontece. Cada ação do vereador será feita visando o presente e, simultaneamente, o futuro. Ele não trabalha em vão, sem rumo, simplesmente para ver o que acontece. Ele tem uma meta muito bem estabelecida. Tudo o que faz visa ser vitorioso no próximo evento, isto é, nas próximas eleições. Ele tem que fazer bem feito hoje para não ser descartado amanhã. Isto ele consegue quando tem em mente que servir a comunidade é uma causa nobre. O falso interesse tem seu preço cobrado e o mal político, mais cedo ou mais tarde, fica na estrada.
Mas algo ainda mais extraordinário acontece na carreira do vereador. Ele tem um evento final. E que evento seria este? Isso mesmo que você pensou: ser Presidente da república!
O quanto é inspirador e energizante para alguém que tem em seu início de carreira a intenção prévia de vir a ser, um dia, presidente de um país! Ao longo desta carreira tem diversos eventos intermediários (deputado, governador, senador), que funcionam como eventos finais; isto é, tem que acontecer e que, constantemente, o vão qualificando para o evento final. Permitem que ele vá, gradualmente, exercitando o seu futuro que, no início da carreira era inspirador, porém distante e grande demais. Mas, a medida que avança, e relembra, continuamente, de sua intenção prévia, a realização da presidência fica cada vez mais factível.
Para o vereador, o futuro não é uma variável do tempo que ainda vai acontecer. Ele já está presente na ação do dia-a-dia que há de conduzí-lo ao evento final. Mesmo que, nem todo vereador chegue a ser Presidente, aqueles que pensam longe e grande, e mantêm em suas mentes a lembrança inspiradora da Presidência (enquanto possibilidade), aumentam consideravelmente suas chances de ir muito mais longe em suas carreiras, do que aqueles que pensam somente em se manter como vereadores.
Isso é realmente muito poderoso: a combinação de uma intenção prévia, que pensa longe e grande, com um evento final com data marcada para acontecer.
Como você, empresário em desenvolvimento, pode utilizar este método de gestão para tornar rica e grande a sua empresa? Qual seria o equivalente da carreira política para uma carreira empresarial? Quais seriam os eventos intermediários e o evento final que um empresário poderia alcançar?
Veja, o menor porte de uma empresa, equivalente a nossa comparação ao status de vereador, segundo a legislação vigente, é a empresa denominada “Microempreendendor Individual (MEI) ”, cujo faturamento anual deve ser igual ou inferior a R$ 81.000,00. E o maior porte, equivalente a instituição de presidente da república em nossa comparação, é a grande empresa que, segundo a classificação de porte adotada pelo BNDES é aquela cuja receita operacional bruta anual é maior que 300 milhões de reais. Os portes intermediários, equivalentes aos diversos status da carreira política (como deputado senador etc), são microempresa (ME), empresa de pequeno porte (EPP), e média empresa.
O segredo do Método do Presidente é começar pequeno com a intenção prévia de se tornar grande. Ter em mente, como evento final, como o vereador que pode vir a ser presidente da república, tornar-se Presidente de sua rica e grande empresa. Isso parece inspirador e assustador. Para a maioria dos empreendedores parece mais assustador que inspirador. Eles não conseguem se enxergar nesta posição.
No entanto, para você que tem ambição, e deseja um destino glorioso, esta deve ser a sua imagem de futuro. Ser o Presidente de sua própria grande empresa! Um curso a ser seguido. Você pode até não chegar lá, mas, com essa intenção, chegará muito mais longe. Irá muito além do sufoco do dia dia.
O passo inicial que você deve dar é superar sua condição atual de Dono de empresa, na qual você manda sozinho, absolutamente, em tudo, para tornar-se o Presidente que sua empresa precisa.
Inspirado e encantado com a ideia de tornar-se grande, o Presidente de uma empresa iniciante, tem que se inspirar e trabalhar com o método de gestão de grandes empresas; devidamente adaptados, como, por exemplo, a poderosa ideia de implantar um Conselho de Administração.
Para saber mais como tornar-se o Presidente que sua empresa precisa, acompanhe nossa coluna, que daremos mais dicas.
Pense grande e crie um futuro glorioso para sua empresa iniciante!