Jogo empresarial
Aqui no Conselho Veríssimo nós enxergamos as empresas de maneira muito, muito simples. Na verdade, a gente compara a empresa com um time de futebol.
O time de futebol têm apenas três movimentos: ataque, defesa e fazer gol. No jogo empresarial é muito semelhante: tem as vendas, as despesas e o lucro. Se o time de futebol não faz gol, ele perde, ou no máximo empata. No jogo empresarial , é a mesma coisa: se não faz vendas com lucro, a empresa tem prejuízo e perde dinheiro.
Por outro lado, precisamos registrar duas diferenças importantes entre o jogo de futebol e o jogo empresarial. (1) No futebol, o jogo tem 90 minutos de duração e é jogado em duas etapas de 45 minutos cada. O jogo empresarial tem 30 dias de duração, que podem ser divididos em duas quinzenas.
(2) A segunda diferença, é que, no futebol, o técnico fica acompanhando o jogo, ao lado do campo, enquanto o jogo acontece. Então, se o time não está marcando gol, o técnico pode mudar a estratégia do ataque, ou mesmo trocar alguns atacantes, para buscar a vitória. O mesmo acontece em relação à defesa. Se o time está tomando gol, o técnico pode fazer as substituições que achar necessárias.
No jogo empresarial, as empresas precisam esperar o mês terminar para saber se tiveram lucro, e qual foi o percentual do lucro, ou se tiveram prejuízo e o tamanho do rombo.
Isso, claro, não é bom.
Agora para fazer o empresário funcionar como o técnico de futebol, a Plataforma Conselho Veríssimo desenvolveu a máquina de calcular lucro.
Com ela o empresário acompanha o lucro do mês, dia a dia.
Com ela o empresário sabe, já na primeira quinzena, quanto tem que faturar para alcançar o ponto de equilíbrio.
Com ela o empresário sabe, ainda na primeira quinzena, em função do seu desempenho de vendas atual, quantos dias faltam para alcançar o ponto de equilíbrio.
Daí, como um técnico de futebol, ao lado do campo, enquanto o jogo acontece, o empresário pode tomar decisões importantes, como aumentar o número de visitas e telefonemas aos clientes, fazer promoções, oferecer descontos, etc, para salvar o mês, antes que o mês acabe.
Isso, claro, é fantástico!
Veja, duas lições que aprendemos com o jogo empresarial usando a máquina de calcular lucro: a primeira lição é que a primeira meta de toda empresa deve ser alcançar o ponto de equilíbrio, isto é, aquele faturamento em que a empresa não tem lucro, nem tampouco prejuízo. Ou seja, o jogo empresarial está empatado.
A segunda lição, é que a segunda meta da empresa deve ser conquistar o ponto de equilíbrio, em menos dias possíveis, pois daí terá mais dias disponíveis para lucrar.
O bom de aprender essas lições é saber que você pode implantar isso em sua empresa imediatamente e de maneira muito simples, com a máquina de calcular lucro, da Plataforma Conselho Veríssimo.
Daí, você empresário, vai atuar como um técnico de futebol, e fazer as alterações necessárias, dinamicamente, durante cada dia do mês, para o mês acabar com um bom lucro e você ganhar o jogo empresarial.
Se você ainda não é cliente do Programa Conselho Veríssimo, fique à vontade para contratar somente a máquina de calcular lucro, agora.
Basta clicar no botão.
👇