Olá, tudo bem com você? E com sua empresa? Você sente que ela poderia faturar mais do que está faturando? Lucrar muito mais? Que seu enorme potencial de crescimento, como empresário inteligente que é, ainda não se realizou…
Vou mostrar porque isso acontece.
O dia a dia do empreendedor é tão intenso, de manhã à noite, que você talvez jamais tenha parado para pensar que existe um método de tocar sua empresa que impacta verdadeiramente nos resultados.
Se você é igual a tantos outros jovens empresários que conheço, você deve sentir bastante orgulho e satisfação íntima em ser dono de uma empresa, na qual você toca sozinho e na qual você manda e desmanda, não é verdade? No entanto, é bem provável que você também se sinta solitário, especialmente, nas horas que tem que tomar decisões importantes. Por que isto acontece? Porque você é DONO ABSOLUTO de sua empresa. E isto cria esse paradoxo. De um lado, você se sente confortável, de outro, se sente vulnerável.
Agora imagina um Presidente de uma grande corporação. Ele é Presidente, mas não é o Dono da empresa. Menos ainda, o Dono absoluto. Ele tem que prestar contas de seus resultados para o Conselho de Administração. O Conselho representa os investidores, que são os verdadeiros donos da empresa. E qual é o mantra de todo Conselho de Administração? É este: eu quero o dinheiro investido, de volta, multiplicado, o mais rápido possível.
Esse mantra define o pensamento e as ações do Presidente. Ele, necessariamente, tem que pensar grande. Ele, necessariamente, tem que executar planos de ações, que impactem nos resultados. Mas não basta pensar, por pensar, nem agir, por agir. Ele tem que mostrar para o Conselho, o quanto grande ele está pensando. Isto significa dar concretude ao pensamento, como definir metas e métricas. “Este ano nossa empresa vai crescer vinte por cento”. E elaborar estratégias e plano de ação, definindo, orçamento, equipes e mercados alvo.
E, agora, o mais importante: apresentar tudo isso para o Conselho, convencê-lo de sua proposta, colher orientações e, finalmente, aprovar seu Plano de Ação. Mas, não pense que terminou. Ao longo do ano, mês a mês, o Presidente, se reúne com o Conselho, apresenta os resultados, recebe orientações e, se necessário, faz correções de rumo.
Empresário inteligente, você percebeu a potência desse método? Aqui, o paradoxo de Dono Absoluto, se resolve. Pois o Presidente continua sendo a pessoa, que “manda e desmanda” na empresa, e, por outro lado, ele tem um time de Conselheiros com quem se aconselhar. Ele tem direção, metas, métricas e um resultado bem definido para entregar: o dinheiro investido, de volta, multiplicado, o mais rápido possível.
A boa notícia é que você, dono de uma pequena empresa, também pode usar esse Método do Presidente. Empresário inteligente adota um Conselho Consultivo, que simula o papel dos Investidores, do qual você recebe orientações e é cobrado pelos resultados.
Convido você a juntar-se aos muitos empresários inovadores que já adotam esse Método de administrar empresas. Posso assegurar que a mudança nos resultados é extraordinária!
Se você tiver dificuldades para a implantação de um Conselho, terei o maior prazer e ajudá-lo.
Pense grande!
Implante seu Conselho Consultivo!
E torne-se o Presidente que sua empresa precisa!