O andar do bêbado
No mundo dos negócios é muito desenvolvida a tese do controle, do planejamento e das estratégias. Isso, claro, é bom. E, muitas vezes, isso funciona a bom termo.
Entretanto, de vez em quando (ou de vez em sempre), a economia e os resultados dos negócios, fogem completamente dos resultados esperados, como nos tempos atuais, com empresas (supostamente) sólidas quebrando, a venda no varejo despencando, o dólar variando e várias outras intempéries acontecendo.
Contribuindo para ampliar nossos horizontes de compreensão desses fenômenos, quero sugerir a leitura do livro “O andar do bêbado”, de Leonard Mlodinow. O livro introduz a ideia de como a aleatoriedade e as leis de probabilidades afetam a vida, inclusive o mundo corporativo.
Essa compreensão, mostra a importância da resiliência e da flexibilidade em face da roleta russa atual no mundo corporativo.
Isso significa que aqueles que são capazes de se adaptar e responder eficazmente a eventos imprevistos são geralmente mais bem-sucedidos a longo prazo.